Reunião comIPSS dos concelhos de Vizela e de Guimarães

A Direção da UDIPSS-BRAGA reuniu dia 19 de abril,  com os dirigentes e técnicos das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos concelhos de Vizela e de Guimarães num espirito de aproximação, contacto direto e conhecimento da realidade de cada concelho, tendo como finalidade a melhoria da prestação de serviços nas várias respostas sociais das Instituições.

Da parte da manhã, a abertura da reunião em Vizela foi da responsabilidade do Presidente da Câmara,  Sr. Dinis Costa e contou com a presença durante os trabalhos, da responsável da área da ação social, Dra. Isaura Martins.

Da parte da tarde esteve em representação do Sr. Presidente da Câmara de Guimarães a Srª Vereadora Drª Paula Oliveira.

As reuniões foram muito positivas, permitiu a partilha das preocupações das IPSS e esclarecimentos úteis para todos.
Foi manifestada a preocupação comum com a sustentabilidade das IPSS. Entre outras preocupações/sugestões é de salientar a solicitação para que volte a ser devolvido os 100% do IVA nas obras novas e de requalificação e equipamentos; que as capacidades definidas superiores aos acordos de cooperação fossem reacertados – se os acordos fossem iguais à capacidade muito ajudaria as Instituições; existir um apoio em creche a vagas que são preenchidas depois de setembro, já que os custos em edifício e recursos humanos são iguais mesmo na ausência temporária de crianças.